top of page

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Construtores da Cidadania


ree

Na cidade de Santos o levantamento das qualificações profissional dos Sambistas, iniciou na Escola de Samba X-9, com o Projeto de Extensão Universitária Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Campus da Baixada Santista, MEMÓRIA, TERRITÓRIO E PRODUÇÃO DO CUIDADO, ensino-aprendizagem, onde professores e alunos se relacionam de modo orgânico com entidades da sociedade civil da cidade de Santos, visando potencializar a participação cotidiana dos cidadãos na gestão local e no controle das condições que podem interferir na sua saúde e da coletividade onde vivem e trabalham, processo de identificação e suas particularidades históricas e políticas, espaço de aprendizado e Construção da Cidadania, justamente como requer a Lei Federal nº 11.645/08, tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, públicas e privadas, Sambistas registrando a nível superior sua história.


Vários Sambistas Patenteados deram seu depoimento, Selma Donize, a Irene Barbosa, o Jadir Muniz, Wado da Cuíca, Sambistas não patenteados também prestaram depoimento, integrantes da Velha Guarda da X-9, projeto que ficou coletando depoimentos mais de dois anos, inclusive ofereceu a oportunidade de realizar palestra para os alunos da UNIFESP, que esta servindo de orientação e segurança do que se propõe.


Guia de profissionalização elaborado a nível superior que tive a oportunidade de conhecer através da docente da UNIFESP Drª Samira Lima Costas, a qual prestei depoimento.


Docente Drª Samira Lima Costas, autora da Tese de Doutorado em Psicossocilogia de Comunidades e Ecologia Social, atua com mais os seguintes Docentes da UNIFESP Baixada Santista, Prof Dr. Mauricio Lourenção Gracia Coordenador e Profª Dra Rosilda Mendes

Bibliográficas.


CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.


COSTA, Samira Lima da. Os sentidos da comunidade: construções intergeracionais de memória coletiva na Ilha das Caieiras, em Vitória – ES. Rio de Janeiro, 2008. Tese de Doutorado em Psicossocilogia de Comunidades e Ecologia Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, 2008.


COSTA, Samira Lima da; MACIEL, Tania Maria de Freitas Barros. Os sentidos da comunidade: a memória de bairro e suas construções intergeracionais em estudos de comunidade. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 61, n. 1, 2009. p. 60-72


GARCIA, Mauricio Lourenção. Carnavalismo: produção de alegorias existenciais. Tese de Doutorado. PUC-SP, 2004

MENDES, R. e DONATO, A. F. Território social de construção de identidades e políticas. Revista de Políticas Públicas. SANARE. Ano IV, nº 1, jan-mar 2003, p.35-38.


PASCHE, Dário Frederico. Política Nacional de Humanização como aposta na produção coletiva de mudanças nos modos de gerir e cuidar. Interface - Botucatu, Botucatu, 2009. Acesso em 13 de setembro de 2009.


VALLA, Victor V. Revendo o debate em torno da participação popular: ampliando sua concepção em uma nova conjuntura. In: BARATA, R.B.(Org.). Doenças endêmicas: abordagens sociais, culturais e comportamentais. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2000. p. 251-268.


Luiz Otávio de Brito Cabo do Samba Produtor de Cultura Negra

Empreendedor Social

 
 
 

Comentários


Webmaster: Luiz Otávio de Brito

Início do Site 21 de março de 2000, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Direitos da Empreendimento Social Construção da Cidadania Negros e Sambistas da Região de Metrópole Santista, protegidos pela Lei Federal Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Direitos Autorais no Brasil. Publicação realizada pela Câmara Municipal de Santos. 

    • Facebook Social Icon
    bottom of page