top of page

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento

Racismo na cidade de Santos


Luiz Otávio de Brito 14/julho/2024


Neste Dia mundial da liberdade de pensamento, Associação de Defesa da Comunidade Negra e Sambista, através do Empreendimento Social de Construção da Cidadania dos Negros e Sambistas de Santos, eterniza o registro Racismo na cidade de Santos.

 

Pelo conhecimento do prefeito municipal Santos Rogério Santos, do secretário Municipal de Cultura Rafael Leal e do Presidente da Câmara Municipal de Santos Carlos Teixeira Filho Cacá.

 

Fundamento Reiteração Pedidos Reconhecimento Plano de ação da ONU e Ressarcimento Indenização Dano Moral, registrado para manifestação da Câmara Municipal de Santos, visto que, o direito de participação da Representação da Comunidade Negra perante a liberdade publica, injustiça continuar sendo ignorado pelo Poder Público Municipal.

 

Sendo assim, considerando a Década Internacional dos Afrodescendentes, compromisso assumido pelo Estado Brasileiro que por empenho do Senador Paulo Paim recebeu o Reconhecimento do Senado Federal, na Câmara dos Deputados Federal, que para a mesma finalidade teve o empenho do Deputado Orlando Silva, Deputado Damião Feliciano e Deputada Taliria Petrone, com a institucionalização da Bancada Negra, empenho que atualmente estabelece o Negro do Brasil como integrante do Estado, reconhecido também pelo Governo Federal, representação exercida pelo filósofo e professor Silvio de Almeida como Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania.

 

O racismo estrutural e institucional que na cidade de Santos, acontece na área da participação e desenvolvimento da comunidade negra e na área do Mundo do Samba Santista, gerou a estupidez, ao estar sendo desprezado o direito de profissionalização da Escolas de Samba e implantação do direito social, pelo desprezo aos direitos fundamentais por parte da Câmara Municipal de Santos, o que está impedindo o desenvolvimento físico, mental moral, espiritual e social das crianças, adolescentes jovens e Velha guarda em condições de liberdade, consequentemente a participação no desenvolvimento político, econômico, social e cultural perante o município.

 

Outro fato que também está surgindo, são as pessoas que estão apresentando comportamento como estejam servindo de apoio para manter a aparência da honestidade, a aparência da decência, a aparência da sinceridade, que são fatos, que o Poder Público não pratica em relação a Comunidades e Comunidade do Samba de Santos, o que faz também, surgir a desconfiança que pessoas estão sendo privilegiadas pelo poder público municipal para servirem de apoio a manutenção do racismo na cidade.

 

Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, de consciência, de opinião, de expressão e a educação. É dever do Poder Público Municipal favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todos.

 

Este é o registro da Associação de Defesa da Comunidade Negra e Sambistas de Santos através do Empreendimento Social de Construção da Cidadania dos Negros e Sambistas de Santos no Dia Mundial da Liberdade de Pensamento 2024.

 

Luiz Otávio de Brito é Presidente da Associação de Defesa da Comunidade Negra e Comunidade do Samba de Santos e Empreendedor Social de Construção da cidadania.



 
 
 

Comments


 

Webmaster: Luiz Otávio de Brito

Início do Site 21 de março de 2000, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Direitos da Produção da Cultura Negra Região de Metrópole Santista, protegidos pela Lei Federal Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Direitos Autorais no Brasil. Publicação realizada pela Câmara Municipal de Santos. 

    • Facebook Social Icon
    bottom of page