top of page

Esmeraldo Tarquinio Soares de Campos Filho Prefeito de Santos eterno Amigo


Hoje Dia do Amigo recordo acontecimento que o mundo do Samba se fez presente.

Tenho muito mencionado que não defendo os Sambistas e sim defendo os aspectos pedagógicos e cultural da Comunidade Negra e Comunidade do Samba Santista em construção da vivência educacional, condição que naturalmente defende direito dos Negros e Sambistas, portanto, quem prejudica o andamento da Produção também, esta prejudicando os Negros e Sambista.


Graça de Deus que cada dia mais o aperfeiçoamento é a prática desenvolvida o que já da para entender que mesmo nesta crise grave que se encontra nosso país, de todos os tempos, vivemos o melhor momento, porque antes as verdades eram escondidas a Rede Mundial descobriu a verdade e atualmente é considerada pacífico, superior é aquele que sabe que na verdade ninguém é melhor que ninguém.


Produção não defende Sambistas mas, se encontra nesta etapa porque foi os Amigos Sambistas Tradicional que colaboraram desde o inicio, jamais chegaria neste momento se não tive o apoio dos Amigos Sambistas Tradicional, obrigação fazer constar o nome de todos que diretamente prestaram a colaboração para que hoje a Produção de Cultura Negra tenha vida perante a sociedade santista em busca dos objetivos que são Valorização dos Recursos Humanos em promoção da pesquisa, estudo em defesa das Escolas de Samba e da tradição das raízes do Samba, ou seja, desenvolvimento Físico, Mental, Moral Espiritual e Social das Crianças, Adolescentes Jovens e Velha Guarda em condições de liberdade.


Neste Dia do Amigo recordo quando foi sancionada a Lei Municipal nº 3.373 de 17 de julho de 2017, a qual reconhece à memória do ilustre Amigo da Comunidade Negra e Comunidade do Samba o Dr Esmeraldo Soares Tarquinio de Campos Filho, ex-prefeito eleito, mas cassado antes de assumir o cargo, pelo motivo da injustiça que sofreu, teve sua memória e importância política para a Cidade reconhecidas sendo conferido a condição honorífica de prefeito municipal, em cerimônia realizada no salão nobre da Prefeitura Municipal de santos que leva o seu nome.


No dia que foi sancionada a lei, como nunca tinha apreciado, a Comunidade Negra e Comunidade do Samba esteve presente em peso, importante para nós Negros e Sambistas de Santos porque o Dr Esmeraldo Tarquinio foi que instituiu em 1961 as primeiras legislações em memória do Quilombo do Jabaquara e de Quintino de Lacerda, a referência para iniciarmos a Produção de Cultura Negra.


Aproveitando recordo o pronunciamento que a logo após, o Amigo e filho Esmeraldo Tarquinio Filho, registrou para conhecimento público no qual consta o seguinte:


“... Esmeraldo Soares Tarqüinio de Campos Filho, teve reconhecida a condição honorífica de Prefeito Municipal de Santos, através de lei sancionada pelo Prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

A solenidade que formalizou o que a cidade - tão vitimada quanto a minha família e os seus amigos - já sabe e tem como um sentimento real, acontece 48 anos após o que seria a data da sua posse.

48 anos!

No fim das contas, isso não importa. O que importa é que nós precisamos continuar aprendendo repetidamente com o passado para viver o presente com intensidade, objetivando contribuir para a construção do futuro sólido e melhor.

Viva Esmeraldo Tarqüinio! Viva Esmeraldo Tarqüinio! Viva Esmeraldo Tarqüinio! Viva!...” Esmeraldo Tarquinio Filho


Formação da Memória é a dedicação da Produção de Cultura Negra, que vem ensinando repetidamente com o passado, o que esta dando força para viver o presente com intensidade voltado para contribuição da construção do futuro sólido e melhor.


Construir não é ficar a espera do poder público para aplicação do “jeitinho brasileiro” que somente direciona para a desgraça e aumenta a corrupção, nem da espera da caridade, assistencialismo ou para realizar ação pontual, pensando somente na conveniência pessoal, construir, somente poderá conseguir, quem vive e acredita que a Memória é o elemento principal de formação da Verdade para conseguir Justiça.


Peço aos que lerem esta informação, esta sendo considerado os nomes de todos Amigos que contribuíram desde o inicio que aconteceu no dia 2 de dezembro de 1983, até os dias atuais com a posse do Beto Magistral.


Indispensável a continuação da colaboração dos Amigos que são partes na participação e dos Amigos que estão acompanhando, visto que, Produção de Cultura Negra é a Memória, Verdade e Justiça.


Clique e tenha acesso a página SOBRE O SITE e curta o Site Negros e Sambistas de Santos, não precisam acessas as demais páginas porque estou corrigindo e serão apresentadas esta é a primeira apresentação aguardem.


Feliz Dia do Amigo

 
 
 

Comments


 

Webmaster: Luiz Otávio de Brito

Início do Site 21 de março de 2000, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Direitos da Produção da Cultura Negra Região de Metrópole Santista, protegidos pela Lei Federal Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Direitos Autorais no Brasil. Publicação realizada pela Câmara Municipal de Santos. 

    • Facebook Social Icon
    bottom of page