Centenário de Nelson Mandela
- Luiz Otávio de Brito
- 18 de jul. de 2018
- 3 min de leitura

Projeto Quintino de Lacerda
Produção de Cultura Negra Construindo Cidadania
Centenário de Nelson Mandela
Conselho do Samba
AUTOCONCEITO
No dia 16 de julho de 2018 A Lei n. 8.161, foi institucionalizado o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Santos – PLANPIR SANTOS.
No centenário de Nelson Mandela, sinto grato e orgulhoso em obter atenção daqueles que realmente os esforços estão voltados não apenas para ficar a espera e dependência do Poder Público municipal, e sim empenhados para serem fato no desenvolvimento político, econômico, social e cultural de nossa cidade.
A Produção de Cultura Negra com a Construção da Cidadania, o propósito é para que os Profissionais e Artistas da Comunidade Negra e Comunidade do Samba de Santos não continuem sendo ocultados da sociedade, tratados apenas como Sambistas e Escolas de Samba sem considerar os Valores Humanos da comunidade.
Promoção da Igualdade Racial é para que todos sejam respeitados, acontece, que mesmo o avanço que o Estado Brasileiro fez prevalecer, participando inclusive em tratado internacional, ainda dependemos de reconhecer que tem pessoas que confiamos mas, usam a posição e cargos que para ajudar a promover a desgraça que o Poder Público impõe que somente visa a desmerecer a Comunidade Negra e Comunidade do Samba perante a vida em sociedade.
Parabéns ao João Henrique Correa da Luz que na primeira gestão do Conselho do Samba implantou o Pacto Cultural Social, ou seja, a “Cartilha Educativa para o Sambista”, editada pelo Conselho Oficial do Samba Santista, lançada no dia 19/12/2014, no SINTRAPOT, que determina as gestões do Conselho do Samba o respeito a quem ajudou a escrever a História do nosso Samba.
Parabéns ao Sergio Luiz de Paula que nos três anos que desenvolveu uma gestão que os integrantes do Conselho do Samba merecem, colaborando para levantar a AUTOESTIMA dos Negros e Sambistas Tradicional dentro de um processo totalmente independente de qualquer favores, que não seja para elevação e consideração dos Negros e Sambistas de Santos como senhores de seus próprios destinos.
Nada é fácil nesta vida, principalmente a grandeza do trabalho que é a Produção de Cultura Negra de Santos que atua para que seja fato o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social das crianças, adolescentes, jovens e Velha Guarda da Comunidade Negra e Comunidade do Samba em condições de liberdade, ainda não respeitado como somos merecedores, se o Processo é de Promoção da Igualdade Racial, temos que lamentar que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, ainda adota em suas gestão procedimento como Negros e Sambistas, não passam de escravos, ou seja, como estejam ainda no tempo da escravidão, ao usar irmãos para humilhar e deixar as margens do processo os seus semelhantes devidamente qualificamos para ajudar no desenvolvimento do município.
Agradeço por mais esta oportunidade.
Salve o centenário de Nelson Mandela
Luiz Otávio de Brito
Cabo do Samba
Produtor de cultura Negra
Empreendedor Social
A palavra abaixo é do santista nato e colaborador do Mundo do Samba Sambistas, presidente de Honra da Liga das Escolas de Samba de Santos Dr Marcelo Teixeira:
"...Quem deve mandar nos Sambistas é o próprio Sambista.
O Santa Cecília esta de braços aberto para colaborar para que esta realidade aconteça. Para isso temos que terminar com os desentendimentos, Sambista tem que estarem unidos..."
Marcelo Teixeira Presidente de honra da Liga Das Escolas de Samba de Santos
Presidente do Sistema de Comunicação da Universidade Santa Cecília
24-02-2016
“...Quando estamos mais conscientes, podemos perceber melhor o que está à nossa volta, entender a situação, lembrar do que é importante para nós e visualizar um número maior de possibilidades (...). Estar consciente nos permite enfrentar as circunstâncias (...) de forma coerente com nossos valores. Quando não agimos conscientemente, somos arrastados por instintos e hábitos que nem sempre nos servirão. Perseguimos alguns objetivos que não nos levarão à felicidade e à boa saúde; tomamos iniciativas das quais, mais tarde, nos arrependeremos; e produzimos resultados que prejudicam a nós e a quem amamos...”
Fred Kofman
Comments