top of page

Beba da fonte universal!


Autor Flávio Bastos

Muito nos questionamos se a religião em nossas vidas é algo imprescindível. Se podemos suportar os contratempos do viver sem uma muleta de apoio nos momentos dolorosos, quando o sentimento de perda cala fundo na alma ou as decepções nos remetem a um caminho que parece não ter fim.

Ao nosso ver, a religião, por ser a crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência, não deveria ser algo dogmático, rígido e baseado numa relação hierárquica de poder e submissão. Mas uma relação natural, fortalecida pelo inerente sentimento de amor, busca da verdade, senso de justiça e enriquecido pelo processo de aprendizado, cujo objetivo maior é alcançar um nível de sabedoria.


Na sequência, independente de crenças ou dogmas religiosos, vamos descrever o que vem a ser esse vínculo que pode nos ligar mais intensamente à Fonte Universal, também conhecida no mundo ocidental como Deus.


AMOR

É o mais belo e intenso dos sentimentos humanos, cuja abrangência de sua energia não deve se limitar ao âmbito de “eu” e suas satisfações, mas no sutil toque ao outro de forma humana, lúcida e envolvente, munido da consciência de que somos todos iguais diante do Criador de todas as coisas.


VERDADE

Amor sem a verdade é como a mãe que ama um primogênito e odeia o outro. É ilusão provocada pela confusão de sentimentos que muitos trazem na sua bagagem existencial, associado à forma pela qual algumas religiões doutrinam seus crentes, onde amor e verdade nem sempre representam uma ligação imprescindível para despertar amor ao próximo ou subir degraus no processo de autoconhecimento.


Uma das características do ser humano é a busca permanente pela verdade, é o desejo de comprovar a veracidade dos fatos e de distinguir o verdadeiro do falso e que frequentemente nos coloca dúvidas no que nos foi ensinado ou informado. A busca pela verdade surge logo na infância e durante as reencarnação do espírito imortal. Ou seja, estamos sempre questionando as verdades estabelecidas pela sociedade, até chegarmos a uma compreensão baseada na busca pela verdade associada à justiça, que é próprio da fé raciocinada e oposto da fé cega.


JUSTIÇA

Justiça é a particularidade do que é justo como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. É o modo de compreender ou julgar aquilo que é correto. Portanto, no âmbito religioso, justiça sem a companhia da verdade e o sentimento de amor abrangente, é característica da fé cega, geralmente fruto do dogmatismo, que por não ter compromisso com a verdade libertadora como pregou Jesus Cristo: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, torna-se corrompida por interesses que fogem ao objetivo prometido por algumas religiões, que é a “salvação da alma”.

Sabedoria é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular.

A Bíblia (Reis, 4:29-30), informa-nos sobre a sabedoria do rei Salomão: “Discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior que a de todos os homens do Oriente e do que de toda a sabedoria do Egito”.


No entanto, para atingirmos um certo nível de sabedoria, teremos que passar pela profunda compreensão dos verdadeiros significados de amor, verdade e justiça em nossas vidas, que encontram-se inseridos no processo de autodescoberta do ser dotado de extraordinária capacidade de expansão da consciência. Nesse sentido, subestimar ou ignorar o que vem da Fonte Universal como possibilidade de aprendizado e crescimento, é iludir-se com dogmas, que muitas vezes estimulam o caráter aparente e vazio do ato caritário ou exploram a fé não raciocinada com interesses escusos.


CONCLUSÃO

A minha experiência de vários anos como coordenador de reuniões mediúnicas em centros espíritas, ou como psicoterapeuta interdimensional, deram-me a certeza e a segurança em afirmar que a trajetória do espírito encarnado é um longo caminho repleto de lições e aprendizados, nos quais, invariavelmente, somos testados sobre o amor, a verdade e a justiça como mecanismos inseparáveis de uma imensurável engrenagem chamada Criação.


Publicado 06/04/2018


Sobre o autor

Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva, Psicoterapia Reencarnacionista, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Parapsicologia, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.

Fonte Site SOMOS TODOS UM

 
 
 

Comments


 

Webmaster: Luiz Otávio de Brito

Início do Site 21 de março de 2000, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Direitos da Produção da Cultura Negra Região de Metrópole Santista, protegidos pela Lei Federal Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Direitos Autorais no Brasil. Publicação realizada pela Câmara Municipal de Santos. 

    • Facebook Social Icon
    bottom of page